Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

05-06-2011 14:12

 Sedã da marca japonesa atrai pelo preço, mas continua com poucas novidade

Guilber Hidaka

Nissan Sentra 2012: novidade exterior fica apenas por conta da cor branca perolizada

Com essa cor branca do Nissan Sentra 2012 não seria difícil ser confundido como taxista aqui em São Paulo. Tudo bem que a pintura do sedã da marca japonesa é discretamente perolizada ao contrário dos carros de frota da capital paulista, mas a comparação foi inevitável até com amigos e parentes. De qualquer forma, além dessa nova opção de cor, o sedã que chega a partir de R$ 54.990 recebeu apenas o sistema que dispensa chave para dar a partida como novidade. No caso da versão avaliada, a 2.0 S CVT, o preço sobe para R$ 64.290.

Fazia tempo que não dirigia um carro com câmbio CVT, do mesmo tipo que a Renault adotou no recém-lançado Fluence, difícil de ser encontrado nos modelos atuais. Nos primeiros quilômetros é estranho acelerar e notar que o ponteiro do contagiros quase não varia de posição. A vantagem é o conforto de não sentir trancos entre as trocas de marcha, mas para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante. Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4. Por isso, logo fica claro que bom mesmo é aproveitar o sistema de som caprichado com entrada para iPod e pisar de leve no acelerador. Pelos números aferidos por Autoesporte, o Sentra CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. E retoma de 60 a 100 km/h em 6,6 segundos.

 

Guilber Hidaka

Traseira com lanternas cromadas é uma das características marcantes do sedã cuja geração atual foi lançada em 2007

 

O motor 2.0 flex de 143 cavalos tem 16 válvulas, mas responde bem em baixa rotação, ajudado pelo variador de fase do comando de válvulas. São 20,3 kgfm de torque a 4.800, mas a maior parte desta força (90%) já está disponível desde as primeiras marcações do contagiros (2.400 rpm). Em silêncio, a velocidade sobe de maneira constante. E a suspensão se mostra bem equilibrada, mantendo boa estabilidade sem comprometer o conforto. No piso esburacado das ruas de São Paulo, o sedã mexicano não mostrou sinais de franqueza, sem batidas secas. No cômputo geral, o Nissan é bem acertado, até mesmo a direção com assistência elétrica consegue ser mais comunicativa que a quase anestesiada do primo Mégane.

 

 

Guilber Hidaka

Interior tem bom acabamento e se destaca pelo bom sistema de som com controles no volante e pelo amplo espaço

 Os problemas do Sentra começam com o consumo com etanol. Com taxa de compressão mais baixa do que poderia ter (9,7: 1), consegue fazer apenas 5,6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, o visual está quase sem mudanças desde 2007. Exceto pelos retoques na grade dianteira e pela troca dos retrovisores fixos inspirados nos do esportivo 350Z pelos dobráveis (e com desenho sem graça), o carro é o mesmo há cinco anos.

Outro ponto negativo é que falta regulagem de profundidade do volante. Mas apesar de ser mais curto que a maioria dos concorrentes, tem boa distância entre-eixos (2,69 metros, ante 2.60 m do Corolla), o que contribui com o espaço interno. Entretanto, apesar do porta-malas de 442 litros não ser dos maiores é o único que vem com divisória para dividir ou ocultar parte da bagagem.

 

Guilber Hidaka

À esquerda, o porta-malas com a divisória retrátil que serve para separar ou ocultar parte da bagagem

E a tal chave inteligente? Bem, no dia a dia, o novo recurso se mostrou pouco prático. Seria melhor adotar a partida por botão e chave do tipo cartão, mais fácil de ser guardada e com um encaixe no painel, o que fez falta no caso do sistema do Sentra. O jeito foi deixar a chave solta no porta-copos (curiosamente regulável conforme o tamanho do copo que estiver sendo usado). Se a chave estiver no bolso e você se distanciar do carro com as portas abertas, começa a soar um sinal de advertência e a piscar uma luz no painel, útil, mas incômodo não? Conclusão: não encontrei muita vantagem nesse sistema I-KEY. Se fosse opcional, dispensaria. Mas é de série nas versões S e SL e não disponível na básica.

 

 Guilber Hidaka

Chave inteligente se mostrou pouco prática no dia a dia. Não conta com encaixe no interior do carro e tem formato convencional

 

 

 

 

 

 FONTE: Auto Esporte

 

 

 

Tópico: Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

Re:Sentra é massa.

Glauko 02-06-2012
pode comprar, comprei um 2008 ontem, to adorando, design lindo, os caras pensam que o meu é zero pois não sofreu reestilização ainda, dexa eles pensarem que eu paguei R$60 mil, mas na verdade só paguei R$33mil

sentra

oscar fukami 03-04-2012
compre que nao se arrepende muito bom faz 14.67 com gasolina

Comprei um Sentra 2012 Branco perolizado !

Heveson 02-04-2012
O carro é perfeito ! melhor do que eu pensava, compacto, tem um ótimo desempenho, agrada a todos os públicos e o principal, tem um bom preço para o porte do carro . O sentra arrasa onde passa, pode crer ! vale apena ter um Sentra ! quanto a manutenção, ainda não sei.........

Me ajudem a decidir

Felipe 22-03-2012
Estou pensando em comprar um sentra 0km, mas o que me assustou foi o fato de ourvir falar que o mesmo nao tem uma boa assistencia tecnica, com algumas pecas em falta e cara, isso é verdade? vale a pena confiar no sentra?
Aguardo retorno
abcs

Re:Me ajudem a decidir

carlos 03-04-2012
em cascavel pr temos otima assistencia voce tem 3 anos de garantia

Sentra 2011/2012

Rogerio Matheus 21-03-2012
Após pesquisar em sites e revistas especializadas, entrei finalmente em uma das revendedora Nissan e adquiri um Sentra SL. Estou bastante contente com o desempenho do mesmo. O câmbio é uma maravilha tecnológica que para uma cidade como Brasília é show de bola. Um carro 2.0 econômico e preciso. Melhor do que falar, aconselho aos indecisos, para que façam um teste drive e comprovem ou então, continuem trafegando em carroças motorizadas hehehe.

Re:Sentra 2011/2012

Felipe 22-03-2012
Rogerio, estou pensando em comprar um sentra 0km, mas o que me assustou foi o fato de ourvir falar que o mesmo nao tem uma boa assistencia tecnica, com algumas pecas em falta e cara, isso é verdade?
Aguardo retorno

Re:Re:Sentra 2011/2012

fernado 03-04-2012
eles tem 3 dias para arrumar o seu carro dentro da garantia vc tem um carro para ir usando

Tenho um sentra 2007

Denis 20-03-2012
Ja tive vários carros, inclusive NEW CIVIC, que dizem ser muito bom, porém, troquei por um Sentra e não me arrependi. É um carro maravilhoso, a transmissão do câmbio é imprescionante, vc não percebe a mudança de marcha. Bastante espaçoso. A única coisa ruim é a manutenção, cara e com certa dificuldade pra encontrar peças.

Expectativa

Alberto 17-03-2012
Voltando ao Sentra, pelo que li ele possui suspensão bastante dura, não acredito que seja pior que o dos carros populares aos quais estou mais acostumado. O consumo, estou em BH de topografia bastante acidentada, ítem que contribue substancialmente na composição de custos de um carro, se fizer 7 a 8 km/l com gasolina considerarei elevado, menos que isso, calamitoso, me confortará o retorno em conforto e satisfação ao dirigí-lo, lembrando que alguns de nossos populares consomem um absurdo principamente se considerar-mos sua proposta, afinal são "populares".
Assim, enquanto estamos pagando R$50k em carro que lá. custa 28k, não resta alternativa a não ser relaxar e gozar.
Andar de jegue não é alternativa, mas que dá vontade, isso dá.

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário

Contatos